top of page

INFORMAÇÕES

O filme CURRAIS foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento às artes e cultura brasileiras, bem como, no XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo, tendo, dessa forma, essas duas fontes de financiamento.

O filme mescla ficção e realidade para contar a história de flagelados que foram presos e isolados em campos de concentração depois de uma das piores secas ocorridas no estado do Ceará, apresentando personagens que narram histórias sobre os campos de concentração no estado, no qual dezenas de milhares de flagelados da seca de 1932 foram aprisionados em troca de sobrevivência.

O projeto aponta uma narrativa híbrida de sobreposições de camadas ficcionais e documentais.

CURRAIS foi fundamentado na pesquisa de mestrado de David Aguiar e no livro “Isolamento e Poder: Fortaleza e os campos de concentração na seca de 1932", da professora de história, Kênia Souza Rios.

 

Inicialmente seria um curta-metragem, mas no decorrer do processo, que durou quatro anos, resolvemos aprofundar o assunto.”, comenta a cineasta e uma das diretoras do filme, Sabina Colares.

 

O protagonista inicia sua procura apenas com documentos, fotos e poucas gravações em fitas cassetes dos relatos de seu avô sobre as atrocidades que este vivenciou quando fora cativo no campo do Patu, em Senador Pompeu. Romeu vivencia um personagem-dispositivo em um road movie, que conduz o espectador pelos córregos do real.

​© 2019 por FILME DE CURRAIS. 

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
bottom of page